Abrir uma empresa é um passo muito importante na vida de um empreendedor. Aquilo que antes era um sonho, começa a se materializar e exige do empresário decisões e navegar por assuntos pelos quais não tem muita familiaridade. Pensando em todos esses aspectos, esse artigo tem objetivo ajudar você com um passo a passo de tudo o que você precisa saber para entender como abrir uma empresa em Salvador.
Planejamento como o pilar fundamental para um negócio de sucesso!
A parte mais difícil de todo empreendimento é o planejamento, mas sem ele sem negócio está fadado a passar por grandes dificuldades.
Quando falamos de planejamento, estamos nos referindo àquele planejamento mais primordial, aquele que é feito quando o tudo ainda é nada, ou seja, aquele que deve ser feito antes da empresa dar os primeiros passos operacionais.
Sejamos honestos que empreender no Brasil não é uma tarefa fácil, imagine empreender sem um planejamento mínimo. Lembre-se que enquanto empreendedores temos que lidar com inúmeros riscos, por exemplo, risco de concorrência, risco de custos de reposição elevados, risco de margem de lucro baixa… Enfim, poderíamos fazer um livro sobre todos os riscos, mas você já deve ter entendido.
Planejar é o ato de se antecipar ao risco, projetar soluções para o risco e trazer previsibilidade e clareza para aquilo que até então era imprevisível e obscuro.
Vamos agora para a parte prática, e você irá entender os pontos importantes para analisar da fase de planejamento do negócio, e os passos para abrir uma empresa em Salvador.
O que analisar antes da abertura de uma empresa?
- Estabeleça quem são seus potenciais parceiros;
- Estabeleça qual o público que você atende;
- Mapeie e estude seus concorrentes;
- Tenha clareza de quais são os produtos/serviço que você oferece e compreenda como eles resolvem as dores de seus clientes;
- Estabeleça qual a proposta de valor de seu negócio?
- Defina quais são os recursos necessários para o seu negócio;
- Defina de forma extremamente criteriosa quais são os custos necessários para a sua operação.
Saiba quais os documentos para abrir uma empresa em Salvador!
Importante você separar todos os documentos necessários para avançar no processo. Saiba quais documentos você irá precisar:
- RG e CPF dos sócios;
- Inscrição Imobiliária da sede da empresa ou dados do escritório virtual (caso opte por esta opção);
- Contrato Social;
- Carteira do órgão regulamentador, caso necessário (OAB, CREA, etc)
- Declaração de imposto de renda do sócio (se declarante);
- Certificado digital (não é obrigatório, mas agiliza o processo)
Confira o passo a passo de como abrir uma empresa em Salvador!
Realizando um bom planejamento do negócio e com toda a documentação separada, você poderá passar para a fase de registro do CNPJ.
Órgãos De Registro
Pesquisa de nome empresarial
Essa consulta inicial é realizada na Junta Comercial do seu estado, na Bahia essa pesquisa de nome empresarial é realizada na JUCEB. A pesquisa do nome empresarial visa evitar que existam no estado vários CNPJ com o mesmo nome. Normalmente para essa pesquisa você precisa ter 3 (três) sugestões de nomes empresariais.
Nessa primeira fase também ocorre o processo de viabilidade empresarial na qual a prefeitura de Salvador valida se a sua empresa pode funcionar no local escolhido. A princípio parece burocrático, mas o objetivo é manter o mínimo de organização da cidade, preservando assim as condições de segurança para os empreendimentos, bem como para os moradores da região.
Envio do DBE para a Receita Federal
Calma, o DBE é o documento básico de entrada do CNPJ. Nessa fase a contabilidade está de fato dando entrada ao pedido de criação do CNPJ junto a Receita Federal. É através desse pedido que o CNPJ de fato será gerado
Registro do Contrato Social na JUCEB
Vencidas as etapas anteriores, você pode avançar com o trâmite final na Junta Comercial, onde deve ser registrado o Contrato Social da empresa que está nascendo.
Você pode contar com o auxílio de um Contador para realizar todas as fases da abertura de empresa em Salvador, garantindo assim que todo o processo seja conduzido de forma segura e com agilidade. Com a Almeida e Oliveira você tem uma orientação especializada em todo o processo, desde a formulação do contrato social até o registro empresarial na Junta Comercial. Saiba mais como pode te ajudar em todas as fases desse processo https://almeidaeoliveira.com/abertura-e-legalizacao-de-empresas-em-salvador-ba/
Quanto custa para abrir uma empresa em Salvador?
Você terá custos junto aos órgãos de registro a exemplo da Junta Comercial JUCEB), bem como na prefeitura.
O arquivamento do ato na Junta Comercial custa R$ 151,00 para Empresários individuais e R$ 349 para Sociedades Limitadas. Esses valores são válidos para o ano de 2024, sendo atualizados a cada ano.
Os valores cobrados pela Junta Comercial da Bahia podem ser conferidos no link a seguir: (Registro de Empresas – Portal Juceb – Junta Comercial do Estado da Bahia)
Na prefeitura é gerada a Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) e a Taxa de Licença e Localização (TLL). Para consulta dessas taxas você precisa consultar a legislação do município, uma vez que esses valores variam de acordo com a atividade da sua empresa. Converse com um especialista para analisar a escolha das atividades que melhor se encaixe na realidade de sua empresa.
A escolha correta destas atividades é fundamental pois será com base nessas atividades que a prefeitura irá cobrar um tributo chamado Taxa de Fiscalização e Funcionamento – TFF, portanto, a escolha errada das atividades poderá fazer você perder dinheiro.
Conte sempre com ajuda especializada para conduzir a abertura da sua empresa de forma segura!
Nós da Almeida e Oliveira temos uma equipe especializada para te auxiliar em todo o processo de abertura da sua empresa de forma ágil e segura, permitindo que você se concentre no crescimento e sucesso do seu negócio.
Entre em contato agora mesmo.