Participar de uma licitação pública é sempre um momento de grande apreensão, além de significar uma oportunidade de expansão de mercado, sendo algo muito comum no segmento de empresas da área de tecnologia. Ao participar de uma licitação, é sempre esperado que toda a equipe esteja engajada e com o foco de ganhar a licitação e, por isso, acionamos a equipe de orçamento para fazer a melhor proposta possível. Porém, não podemos perder de vista que, após ganhar a concorrência, há toda uma parte burocrática a ser vencida, e você não pode ficar desatento a ela.
Hoje iremos focar nos critérios econômico-financeiros que algumas licitações públicas exigem das empresas de tecnologia para que estas estejam aptas a prestar serviço para um ente público. Lembrando que algumas licitações podem exigir critérios mais específicos.
Índices Financeiros
Antes de tudo vamos falar rapidamente o que são indicadores financeiros. Indicadores financeiros são métricas produzidas através do relacionamento entre contas das Demonstrações Contábeis. Mas particularmente, preferimos a explicação dada por Dante Matarazzo no livro Análise Financeira de Balanços.
Um índice é como uma vela acesa num quarto escuro
Ou seja, o índice ele servirá para orientar a análise da situação financeira de uma empresa. Agora que você já sabe disso podemos falar dos índices e das análises que o edital vai solicitar de sua empresas de tecnologia.
Índices de Liquidez
Talvez este seja o critério mais cobrado pelos licitantes. A liquidez irá medir a capacidade da empresa de pagar suas obrigações de curto e/ou de longo prazo. Geralmente, as licitações exigem bons índices de liquidez corrente e de liquidez geral.
- A liquidez corrente avalia a capacidade que a empresa tem de pagar suas obrigações de curto prazo. Ativo Circulante / Passivo Circulante.
- Já a liquidez geral mede a capacidade da empresa de pagar suas obrigações de curto e longo prazo.
(Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo).
Índice de Solvência
Este grupo de indicadores financeiros mensura a relação entre o dinheiro de terceiros e o dinheiro próprio da empresa. O índice de solvência mais comum é o Índice de Endividamento. O índice de endividamento mede a proporção de recursos da empresa que é financiada por terceiros.
Passivo Total / Ativo Total
Patrimônio Líquido
Os editais de licitação podem solicitar ainda que a empresa possua um percentual do valor total da licitação dentro de seu Patrimônio Líquido. Por exemplo, se um edital no valor de R$ 500.000,00 solicitar que a empresa ganhadora possua 5% do valor em seu Patrimônio Líquido, a empresa deverá ter registrado, em seu Balanço Patrimonial, um Patrimônio Líquido de pelo menos R$ 25.000,00.
Capacidade Financeira
Além dos indicadores mencionados, os licitantes precisam demonstrar que possuem capacidade financeira. E como você pode fazer isso? Através da apresentação de balanços patrimoniais e demonstrações de resultados, geralmente são solicitados os últimos anos fiscais.
Certidões Negativas de Débitos
Os editais solicitam ainda que os participantes comprovem que estão em dia com suas obrigações fiscais e trabalhistas. Essa comprovação pode ser feita através da apresentação das certidões negativas, que são documentos emitidos por diferentes órgãos públicos que comprovam que, naquele momento em que a certidão foi solicitada, a empresa estava em dia com suas obrigações.
Conte com a ajuda da AeO!
Precisa participar de uma licitação ou tem interesse em analisar se a sua empresa possui indicadores saudáveis para participar de processos licitatórios? Entre em contato com nosso time de especialistas. Cuidamos de toda a contabilidade da sua empresa de tecnologia de forma personalizada, humanizada e com olhar individualizado para cada cliente. Entre em contato agora mesmo e seremos parceiros de sucesso.